A japonesa Yayoi Kasuma é uma daquelas artistas que surpreendem quando confrontamos a imagem da artista com sua arte.Talvez porque as duas sejam muito parecidas. Yaoyoi é uma excêntrica senhora de cabelos coloridos que transita entre as artes gráficas, a escultura e a performance.
Sua história começa no Japão da década de 50, que ela julgava muito conservador para sua arte, e logo cursou seu caminho para as grandes galerias de Nova York e Europa.
Anos mais tarde, ao retornar para seu país, abriu sua própria fundação para as artes, e se internou – sim, por vontade própria – na ala de um hospital psiquiátrico na região de Seiwa, arredores de Tókio. O fato é que isso não a deixou menos produtiva (ela até lançou uma série de trabalhos de poesia depois que entrou no hospital), e a artista de 90 anos ainda cultiva seu ateliê perto dali, onde expõe e vende seu trabalho.
Yayoi serviu de inspiração para o Inverno 2013 de Juliana Jabour, com muito grafismo, cores marcantes e sobreposições. E no Brasil a exposição Obsessão Infinita chega primeiro ao Rio de Janeiro, no dia 12 de Outubro, onde fica até Janeiro. Depois a exposição segue para Brasília e São Paulo. Na capital paulista, ela será abrigada pelo Instituto Tomie Ohtake, mas só em 2014.
Obsessão Infinita
De 12 de out à 24 de Janeiro
CCBB Rio de Janeiro
Grátis.
+ infos, Aqui.