O processo light painting foi criado em 1914, por Frank Gilberth e sua esposa Lilian, que, combinando arte e ciência registraram movimentos de trabalhadores em um escritório com o obturador em baixa velocidade.
Em 1940, o engenheiro e fotógrafo Gjon Mili fez diversas inovações no método e, utilizando flashes, clicava modelos criando formas de light painting. Um de seus modelos foi nada menos que Pablo Picasso.
Em 1949, , Mili visitou Picasso e apresentou algumas das suas fotografias na qual patinadores com pequenas luzes fixadas nos patins eram clicados em movimento no escuro. O artista ficou impressionado e, com uma pequena luz elétrica muito parecida com uma caneta ou bastão, começou a desenhar no ar em uma sala escura. Cerca de 30 imagens foram projetadas, entre centauros, touros, perfis gregos e sua assinatura e documentadas por duas câmeras, uma para a vista lateral, outra para a vista frontal. A série de fotografias que ficou conhecida como Pablo Picasso Draws with light foram exibidas na revista Life do mesmo ano.
Confira abaixo alguns desenhos de luz de Picasso: