O estúdio de arquitetura holandês UNStudio assina o projeto de uma loja de departamentos em Cheonan, na Coréia do Sul, batizado de Galleria Centercity. Desde a fachada, o prédio já chama a atenção, com os padrões de luzes que animam suas paredes externas à noite.
A luz do sol passa pela fachada e se reflete ao redor do interior completamente branco, para reduzir a necessidade da iluminação artificial. Além de sua área comercial, o prédio vai além e reserva espaço para uma programação cultural, que inclui mostras e desfiles de moda. Boa ideia já que a loja tem tudo para virar ponto turístico, com uma arquitetura tão bela.
Se museus estão se transformando em supermercados, por que então lojas de departamento não podem se transformar em museus?, diz o estúdio de arquitetura. A proposta é recuperar o domínio público e social dentro de um espaço comercial, uma tendência que tem força no país.
As lojas de departamento têm um potencial altíssimo como espaço de encontro social: lá as pessoas se encontram, comem, bebem, compram e passam muitas horas. Com a proposta de lojas como esta, a arquitetura tem a oportunidade de expandir a experiência social e cultural para o visitante.